Wix ou WordPress – Qual é a melhor plataforma para o meu site?

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Wix ou WordPress – Qual é a melhor plataforma para o meu site?

Wix vs WordPress não é uma decisão fácil, especialmente se você não tem experiência e está começando com a ler sobre criação de site.

A última coisa que você quer fazer é dedicar muito tempo, dinheiro e energia com a criação de um site e depois descobrir que é necessário construí-lo novamente porque você escolheu o criador de sites errado.

Neste artigo também vamos explorar o Wix, um popular serviço de hospedagem e construção de sites, e apresentar uma análise entre as vantagens e desvantagens entre o Wix e o WordPress.

Ao final deste artigo, você saberá  qual dessas duas plataformas é a melhor solução para construir o seu site. E você…é do time Wix ou WordPress?

Confira!

1. Wix ou WordPress: Uma Rápida Visão geral

Numa comparação simplista, pense no Wix e no WordPress como se fossem tipos de macarrão. O Wix seria o miojo, que é uma comida rápida, que não precisa de habilidade para fazer e que custa bem pouca, porém não é tão sólida. Já o WordPress seria o macarrão Barilla, que é uma comida mais sofisticada, precisa de um preparo maior porém o resultado é bem melhor e você pode customizar da maneira que você quer.

Digamos que o Wix é como se fosse o miojo, pois é uma plataforma com modelos de sites pré prontos em que você não precisará de conhecimento e nem de muito tempo para construir seu site. Apenas substituir imagens, textos e logo que já vem nos modelos pelos seus.

No entanto, imagine que após colocar aquele pózinho do tempero do miojo você decide fazer um miojo ao molho pesto. Tem cheiro de algo que não vai dar certo, né?

Pois bem, da mesma maneira isso acontece ao criar um site.

Se você quiser customizar nos mínimos detalhes um site feito no Wix e modificar a estrutura do modelo de site que você escolher, você não conseguirá fazer isso.

Isso acontece justamente pelo fato de que o Wix é um construtor engessado, que não te dá acesso a uma série de recursos e que limita o poder de criação.

Da mesma forma que o Wix é uma plataforma fácil de usar, também é bastante engessada e não te permite incluir alguns recursos mais avançados em seu site.

Ou seja, se você quer ter um site sem muito esforço, porém sem tanta capacidade, talvez o Wix seja a escolha certa.

Lembrando que o Wix oferece uma versão gratuita, porém é na versão paga em que você consegue ter um domínio personalizado (www.suamarca.com.br) e também consegue ter acesso as funcionalidades especiais.

As principais diferenças entre Wix e WordPress são:

  • No Wix qualquer pessoa sem conhecimento técnico consegue criar um site, já que o construtor permite que a pessoa apenas arraste os elementos. Porém, não é possível realizar customizações mais avançadas e funcionalidades especiais.
  • O Wix por ser uma plataforma tudo em um, ele limita o seu controle a uma série de arquivos que são essenciais para que você otimize seu site para ficar bem posicionado no Google. Isso mesmo, um site quando é criado ele precisa de uma série de otimizações no código para que ele possa ficar na 1ª página do Google e atrair milhares de visitas. No Wix, isso é mais difícil de ser feito.
  • O WordPress requer um pouco mais de conhecimento, apesar de que existem alguns plugins que tornam a construção tão simples quanto o WIX. No caso do WordPress é interessante ter o acompanhamento de um especialista para conseguir construir seu site de maneira profissional.
  • No WordPress o usuário tem total controle sobre o código e sobre os arquivos do servidor, e com isso é MUITO mais fácil de otimizar seu site para ficar bem posicionado no Google

Wix tomou a decisão de sacrificar a flexibilidade e a customização do usuário para criar uma experiência de construção de site muito mais fácil. Já o WordPress, por outro lado, sacrifica um pouco da facilidade para o usuário inexperiente, mas permite que você personalize todos os elementos do seu site e deixe ele com uma cara mais profissional e atraente.

Além dessas diferenças essenciais, há também algumas outras diferenças notáveis que  abordaremos com mais detalhes como:

  • Controle sobre os códigos e informações;
  • Manutenção do site;
  • Preço;

2. Wix ou WordPress: Quais são as facilidades de cada plataforma?

Em termos de facilidade para criar rapidamente um site, o Wix possui grande vantagem. Porém o Wix não é disponibiliza muitas funções além das básicas já fornecidas no plano gratuito, mas pode ser uma boa opção para quem precisa de uma solução rápida e sem muito planejamento.

O WordPress também é uma plataforma fácil de utilizar, mas você terá que se atentar a alguns detalhes, principalmente quando se trata da hospedagem, pois é necessário ter alguns conhecimentos técnicos para obter a melhor performance do seu site.

Wix

Veja como é fácil criar um site com o Wix: Primeiro, você assina. Em seguida, você escolhe o segmento do site que você deseja criar:

Vamos criar um site no segmento de negócios. Agora que você escolheu o seu segmento, você pode selecionar alguns dos modelos pré-estabelecidos:

E depois de escolher o seu modelo, você é direcionado diretamente para o “Wix Editor”, onde você pode facilmente mudar o texto, as imagens, e demais elementos, como na imagem:

Depois que você posicionou todos os elementos da sua página, você pode salvar a diagramação, e escolher publicar as suas alterações, ou salvá-las para continuar mais tarde.

Todo o processo é simples e inegavelmente fácil para iniciantes…supondo que você gosta de modelos pré-construídos e não queira personalizar muito o seu site.

WordPress

Considerando que, com o Wix você pode se cadastrar e começar a editar o seu site imediatamente, no WordPress é necessário efetuar algumas configurações.

Antes de começar, você precisará contratar um serviço de hospedagem e registrar um domínio. Normalmente este é um processo muito simples, e embora alguns serviços de hospedagem já oferecem pacotes de domínio e hospedagem, é aconselhado efetuar a compra separadamente.

Vale destacar que no Brasil, a empresa responsável pela venda de domínios é o Registro BR.

Depois de instalar o WordPress (ou buscar um profissional para fazê-lo), você está pronto para escolher um “tema”, para definir a aparência do seu site. A sua tela será algo como:

Você pode encontrar temas pagos e gratuitos, e alguns possuem um template já pré fabricado para você utilizar.

Neste ponto, se parece com o Wix, pois você só precisará editar alguns elementos e preencher com o seu conteúdo, ao invés de ter que criar o seu site do zero.

O WordPress não é tão simples como o Wix, mas já existem plugins como o Elementor que facilitam a montagem do site.

Assim o WordPress fica fácil como o Wix porém com muitas outras opções para customizar, otimizar e expandir seu site. Caso você não tenha tempo ou interesse para aprender sobre criação de sites, o recomendado é terceirizar com uma agência especializada em WordPress – como nós! 🙂

3. Wix ou WordPress: Qual possui a melhor Performance?

É um pouco difícil comparar o WordPress vs Wix quando se trata de desempenho, devido à diferente forma como cada plataforma é hospedada. No entanto, reunimos as principais diferenças.

Como mencionamos anteriormente, o Wix é uma plataforma 2 em 1, que une criação de sites com hospedagem, e não tem como ser diferente disso.

Isso significa que essencialmente você está pagando para ter acesso a um construtor de site e a hospedagem, tudo dentro de um pacote. E o Wix não permite que o usuário efetue modificações no código, o que é fundamental para a performance.

O desempenho inclui a velocidade e a confiabilidade do seu site, a rapidez com que as páginas são carregadas e com que frequência elas ficam offline.

O WordPress, quando é hospedado em servidores de qualidade, tende a ter um desempenho muito melhor do que o Wix.

Durante nosso teste, as páginas foram carregadas mais de três vezes mais rápido.

Os sites WordPress também tiveram um tempo de atividade um pouco melhor, embora ambos tenham tido um bom desempenho nessa categoria.

Ter um tempo de funcionamento de 99,95% significa que o seu Website está offline apenas 0,05% do tempo.

Performance do Wix

  • Velocidade de carregamento da página de 5,2 segundos (lenta)
  • 99.95% de tempo de atividade

Performance do WordPress

  • Velocidade de carregamento da página de 1,7 segundos (rápido)
  • 99.97% de tempo de atividade
  • O desempenho do servidor depende do seu provedor de hospedagem. Testamos usando o a Infinite, nosso host WordPress recomendado.

O Wix oferece um sistema de CDN interno, que é responsável por otimizar a entrega do conteúdo para o usuário final. Porém, a utilização de muitos plugins e recursos visuais, podem atrapalhar o bom funcionamento do seu site.

Com o WordPress, você pode usar qualquer plano de hospedagem que você preferir. Isso permite que você contrate qualquer serviço de hospedagem ao redor do mundo. Assim pode escolher os que oferecem a melhor performance e preço mais acessível para a sua empresa.

Embora o WordPress não possua um serviço de CDN por padrão, é possível utilizar o Cloudflare, um famoso serviço de CDN mantido pelo Google, que otimiza a entrega de conteúdo de forma simples e gratuita.

O importante é que você mantenha o tempo de carregamento do seu site, abaixo dos 3 segundos, assim você estará dentro dos padrões definidos pelo próprio Google.

4. Wix ou WordPress: Personalização e flexibilidade

Considerando que o Wix ganhou no quesito de facilidade, o WordPress se destaca quando o assunto é  flexibilidade e personalização.

Wix

Se você deseja adicionar alguma funcionalidade ao seu site Wix, será necessário recorrer ao “Wix App Market”:

Wix App Market permite que você insira mais funcionalidades ao seu site, ainda que possua funcionalidades gratuitas e pagas, o Wix ainda não conseguiu alcançar o poder de personalização do WordPress.

Atualmente, o Wix App Market possui apenas 288 apps no total. Quantidade extremamente pequena, se compararmos com os milhares de plugins que são desenvolvidos continuamente pela comunidade do WordPress.

Além do mais, você também está extremamente limitado quando se trata de fazer alguns ajustes necessários no código(ou até mesmo a possibilidade de contratar um desenvolvedor, se torna impossível).

O Wix não permite que você adicione um código personalizado, mas apenas um “iFrame”, ou seja, um trecho do código, e que ainda sim possui uma série de restrições.

WordPress

Com o WordPress, você tem mais flexibilidade para criar funcionalidades para o seu site.

Primeiro, vamos começar com plugins.

Os plugins do WordPress permitem adicionar novas funcionalidades ou ajustar as funcionalidades existentes, sem a necessidade de ter que saber algo sobre programação.

Atualmente, o WordPress tem mais de 53.000 diferentes plugins gratuitos, que você pode instalar gratuitamente ou adquirir alguns dos plugins premium.

Quer integrar as suas redes sociais ao seu site? Utilize algum dos plugins de mídia social. Além dos típicos plugins para administrar os seus anúncios, existem plugins para praticamente todas as funções que você imaginar.

E mais uma vez o aclamado page builder Elementor, é extremamente eficaz para construir layouts sem precisar ter conhecimento em programação (apenas ter habilidades de webdesigner).

Além de que, você (ou um desenvolvedor) está livre para adicionar qualquer código personalizado para o seu site, que oferece ainda mais flexibilidade. Ao contrário do Wix, que você não pode adicionar nenhum código.

5. Wix ou WordPress: Como funciona o E-commerce?

O Wix oferece funcionalidades de E-commerce, mas não é tão flexível quanto o que você pode fazer com algo como WooCommerce (que é a ferramenta que transforma um site em WordPress em uma loja virtual).

Wix

Com o Wix, você pode escolher a partir de um modelo pré-construído de loja virtual ou selecionar alguns apps disponíveis no Wix App Market.

Por exemplo, na imagem abaixo, adicionamos do Wix App Market, a página da loja virtual da STUDIO GALAXY:

Para inserir produtos é muito simples, e os campos de texto tornam o visual mais intuitivo, porém, novamente, a falta de flexibilidade para personalizar o site, acaba desestimulando o seu uso.

Se você vai apenas vender algumas camisetas, o Wix  provavelmente irá atendê-lo(a) muito bem.

Mas, se quiser criar uma experiência diferenciada para os seus usuários e vender muitos produtos então é melhor utilizar o WordPress.

WordPress

Enquanto o WordPress é o construtor de site mais utilizado no mundo, foi criada uma solução para transforma-lo em uma loja virtual. Esta adaptação foi nomeada de WooCommerce e foi desenvolvida pela própria equipe que criou o WordPress. 

No  Built With , a atual participação no mercado de 2018 do WooCommerce é de 23% de todos os sites da internet, só perdendo para “outros” (que seriam plataformas de e-commerce autônomas ou que não são tão expressivas a ponto de ter uma fatia do mercado só para ela):

Como você pode ver, o WooCommerce é mais popular que qualquer um dos seus concorrentes. É quase 2 vezes mais popular que o Magento, o que representa milhares de sites.

Acho que é realmente interessante comparar as estatísticas de uso WooCommerce com outras plataformas de e-commerce.

Isso faz com que os números mais reais nos ajudem a entender qual plataforma vem sendo mais usada.

Após instalar o WordPress, você precisará procurar um plugin para adicionar funcionalidade de comércio eletrônico. As duas opções mais comuns são:

  • WooCommerce – focada para a venda de produtos físicos;
  • Easy Digital Downloads – normalmente utilizada para a venda de produtos virtuais;

Nesta grande base de plugins para lojas virtuais, você também pode encontrar um “marketplace” de plugins para deixar a sua loja no formato que você deseja.

Assim como nos sites em WordPress, isso dá a você uma infinidade de possibilidades, tornando mais simples a implementação dos produtos, alteração de imagens, e muito mais.

Você até pode encontrar plugins que fazem a comunicação do WooCommerce com a gestão de pedidos, mas talvez seja mais cômodo você contratar um serviço terceirizado.

Embora seja possível adaptar o plugin do Woocomerce para outras plataformas, isso seria um esforço desnecessário, quase como “reinventar a roda”.

6. Wix ou WordPress: Quem controla as informações em cada plataforma?

No primeiro momento, para os usuários mais inexperientes, a facilidade em manipular os dados do seu site pode não parecer algo muito importante.

Porém, isso é algo que, se não for tratado de forma cuidadosa, pode trazer grandes problemas.

Quando falamos sobre a manipulação de dados, queremos dizer que é possível fazer coisas como:

  • Você pode baixar uma cópia do seu conteúdo?
  • Você pode facilmente migrar seu conteúdo para outro construtor de site?

Com relação à manipulação de dados, o WordPress é o grande vencedor.

Wix

Se você está em dúvida sobre como o Wix gerencia os dados, saiba que todo o conteúdo fica em seus próprios servidores, o que embora faça com que o custo fique mais baixo, impossibilita que o usuário transfira os seus dados para outro lugar.

Também não é possível adicionar páginas pré-programadas, já que o Wix não permite que o usuário acesse os diretórios e arquivos do sistema.

Este talvez seja o maior entrave para que muitas empresas não incluam a plataforma do Wix em seus sites.

Alguns desenvolvedores já criaram algumas soluções que permitem o usuário migrar um site Wix para WordPress, porém o processo inverso não é possível.

WordPress

Com o WordPress, você está sempre no controle total de todos os seus arquivos. É possível importar, exportar ou alterar 100% dos seus arquivos, e pelo fato da plataforma ser open source, você pode realizar modificações no próprio CMS.

7. Como funciona a manutenção em cada uma das plataformas?

O Wix mantém sua plataforma totalmente fechada, controlando a maior parte dos arquivos e dados que circulam nele. A vantagem é que você não precisa se preocupar com a segurança e manutenção da plataforma.

Com o WordPress, você precisará lidar com estes detalhes, já que toda a manutenção é de responsabilidade do próprio usuário

Wix

O Wix realiza as atualizações automaticamente, e provavelmente seu site só será atacado, caso sua senha seja muito frágil. Isso ocorre porque o sistema tem pouca intervenção do usuário, sendo assim, a equipe de programadores do Wix consegue manter a segurança da plataforma

WordPress

Já na plataforma do WordPress, o próprio usuário fica encarregado de efetuar a manutenção do sistema, manter os códigos sempre atualizados, para não prejudicar a segurança do sistema. Por isso, é importante que você se atente a 3 pontos:

  • Segurança;
  • Atualização de software;
  • Fazer o backup diário dos seus arquivos (ou programar para que sejam feitos automaticamente);

É muito importante que você siga estas medidas, porém caso você não tenha conhecimento, basta contratar uma agência especializada em WordPress, para gerenciar o seu site.

8. Quanto custa construir um site no Wix e no WordPress?

O Wix oferece um sistema de pagamento recorrente mensal e caso você decida parar de pagar seu site irá sair do ar. Por um lado temos a vantagem de que o pagamento tem um valor baixo, porém a desvantagem é que será um pagamento para sempre, como se você estivesse morando de aluguel.

Com o WordPress, as coisas são um pouco diferentes. No WordPress você pode escolher entre diversos tipos de hospedagem, seja um host compartilhado ou uma VPS (Virtual Private Server ou Servidor Virtual Privado), o qual na maioria das vezes, oferece um custo-benefício superior às hospedagens compartilhadas.

Wix

O Wix possui alguns tipos de planos mensais, onde um é voltado para E-commerce e o outro para sites comuns.

O Wix também oferece um plano gratuito, mas além de você não poder utilizar um domínio próprio (www.suamarca.com.br), está modalidade do serviço também vincula anúncios em seu site, o que pode acabar tornando a experiência do seu usuário muito ruim.

WordPress

O WordPress como já foi dito anteriormente, é uma plataforma de código aberto e não é necessário pagar nenhum valor para utilizá-lo. Porém, as melhores hospedagens são pagas, e por isso é necessário um pequeno investimento para que você consiga publicar o seu site.

De forma geral, os principais gastos que você terá com o WordPress, são:

  • As hospedagens mais baratas em uma VPS podem chegar aos U$2,50 dólares(aproximadamente R$10,00);
  • Compra do domínio do seu site (por exemplo www.empresadojoao.com.br), no Registro Br custa R$40,00, mas é possível conseguir um valor menor para os domínios .com, no namecheap.com.

Além disso, você também pode querer comprar alguns temas “premium” e/ou plugins específicos. Embora eles não sejam fundamentais para o funcionamento do WordPress, eles podem ser importantes para que algumas funções do seu projeto funcione bem.

9. Wix vs. WordPress: Qual é melhor quando se trata de SEO?

Este é um tema polêmico, alguns defendem que é possível ranquear nas primeiras posições os sites desenvolvidos em Wix, outros dizem que é impossível devido às limitações da plataforma. Porém quando falamos de SEO On Page, fica nítido que é possível trabalhar com ambas as plataformas:

  • Capacidade de alterar as páginas, títulos, descrições meta, tags H1-H6;
  • Gerar sitemaps de forma simples e automatizada;
  • Adicionar as tags “alt” nas imagens do seu site;
  • Deixar as url’s do seu site amigáveis para os usuários e robôs do Google;
  • Mobile Friendly;
  • É possível instalar o Google Analytics, Google Search Console, Bing Webmaster, etc. Existem plugins para ambas as plataformas.

Para o SEO Off Page, a plataforma não irá influenciar tanto, já que você irá criar links externamente. Porém no WordPress você terá um controle maior sobre o conteúdo, e alguns fatores que podem ajudá-lo a agilizar a indexação das suas páginas.

Quando falamos de SEO, é importante definir uma estratégia que envolva não apenas a aquisição de links, mas também o tempo de carregamento das páginas, arquitetura do site, palavras-chaves que estão sendo utilizadas, site responsivo e mobile friendly, conteúdo relevante para sua audiência, são os fatores mais importantes.

O Google está cada vez mais exigente com a otimização dos sites, com a forma que o site proporciona uma experiência melhor para o usuário (UX), e se aquele conteúdo realmente responde as suas dúvidas.

10. Wix ou WordPress: Qual devo utilizar?

Se você não possui experiência com o desenvolvimento de sites, gestão de conteúdo, e não pretende tornar o seu site algo profissional, talvez a melhor opção seja o Wix.

O Wix permite que qualquer pessoa com pouca experiência alterar as informações da página, porém não permite muitas personalizações.

Agora se você deseja ter algo mais profissional, para a maioria dos usuários, nós recomendamos a utilização do WordPress, pois é de longe uma das melhores plataformas para a construção de sites. Alguns pontos importantes são:

  • Embora ele ainda esteja se adaptando para se tornar mais simples para usuários com pouca experiência, a comunidade do WordPress está sempre disposta a ajudar os iniciantes, o que torna este CMS mais atrativo. Além disso, o que não falta são empresas e profissionais que podem te auxiliar prestando serviços relacionados a desenvolvimento e manutenção de sites;
  • Atualmente existem milhares de plugins que otimizam o tempo dos usuários, possibilitando que você teste várias funcionalidades sem prejudicar os seus arquivos;
  • Você está sempre no controle dos seus dados, pode fazer as modificações que deseja e obter a melhor performance da plataforma;

De forma geral, se você deseja ter mais liberdade para modificar alguns aspectos do site, o WordPress é a melhor escolha. Como mostramos anteriormente, hoje já é possível utilizar construtores no WordPress que deixam seu visual idêntico ao do Wix.

11. Que tipo de empresa devo contratar para construir meu site?

É normal que depois de ler todas essas informações você queira construir seu próprio site, mas como você pode ver existem muitos detalhes que tornam o seu site mais atrativo entre tantos concorrentes.

Embora as plataformas facilitam a utilização de usuários inexperientes, talvez você não tenha este tempo de aprendizagem disponível, afinal o mercado muda rapidamente.

Neste caso, o mais recomendável é que você foque nas atividades principais da sua empresa e contrate uma empresa especializada no desenvolvimento de sites, desta forma você otimiza seu tempo e recebe um site impecável, que irá ajudá-lo(a) a vender muito mais.

Buscamos esclarecer as principais dúvidas dos usuários sobre estas 2 plataformas, mostrando suas vantagens e desvantagens. Embora cada projeto seja específico, acreditamos no poder do WordPress.

E na sua empresa, qual é a plataforma que vocês utilizam? Wix ou WordPress? Estão obtendo bons resultados? Compartilhe as suas dúvidas conosco.

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Quer receber um orçamento para criação de um site profissional?

Quanto custa um site profissional?

Quanto custa um site profissional? Existe alguma tabela de preços para a criação desse tipo de site? Qual o orçamento devo reservar para isso? Estas são provavelmente algumas perguntas feitas por quem precisa criar um site profissional.

Muitas pessoas criam seus próprios sites. Atualmente, existem quase 1,9 bilhão de sites e esse número está crescendo diariamente.

Antigamente um site só era possível de ser desenvolvido por uma pessoa especializada em desenvolvimento web. Uma vez que ter seu próprio site se tornou uma coisa muito comum, é provável que você imagine que seja fácil e simples responder a pergunta de quanto custa um site profissional.  

Acontece que os valores exatos são muito difíceis de encontrar.

O preço de cada site é individual e até subjetivo.

O preço médio para criação de um site profissional varia de acordo com suas funcionalidades e sua localidade. Sites institucionais tendem a ter um custo menor do que sites de vendas online, por exemplo. Para um site institucional de 5 a 10 páginas, em média custa entre R$2.500,00 à R$8.000,00.

Sendo assim, neste artigo vamos:  

  • Determinar quanto custa um site profissional e dar a você algumas opções comuns.
  • Discutir os custos dos diferentes componentes do site em detalhes. Dessa forma, é possível escolher opções de acordo com suas próprias necessidades e orçamento.
  • Identificar qual a melhor alternativa para o seu caso: Wix ou WordPress.

Boa leitura! O que envolve o custo de um site profissional? Como primeiro passo, vamos olhar para tudo aquilo que envolve algum investimento financeiro durante a criação do site. Ou seja, vamos conferir alguns detalhes importantes de quanto custa um site profissional.  

Quanto custa um site profissional?

Embora o preço de um site seja altamente individual e até mesmo subjetivo, como já falamos, algumas coisas são universais em todos os processos de criação de sites e, portanto, determinam o custo deles. Veja abaixo.

1.Tipo de site e número de páginas

Os sites não são iguais. O preço depende muito do tipo de site que você está construindo. Um blog simples é mais fácil de construir do que uma loja virtual. Um site de uma pequena empresa tem menos páginas do que um site de uma grande corporação, por exemplo.

2. Domínio e hospedagem

Toda presença na web precisa de uma residência e um endereço para encontrá-la. Em termos de sites, isso quer dizer um servidor e um endereço de domínio. O custo de um domínio .com.br é de R$40/ano e pode ser comprado no Registro BR. Já o servidor de hospedagem o custo pode variar bastante, a depender da qualidade e da velocidade que ele irá te entregar.

3. Tecnologia básica

Todos os sites são desenvolvidos por linguagens de programação. Isso pode ser puro HTML com folhas de CSS ou arquivos PHP é um sistema de gerenciamento de conteúdo como o WordPress ou Wix, por exemplo. Dependendo da sua escolha, os custos serão diferentes.

4. Componentes adicionais

A tecnologia básica não é tudo. Dependendo da funcionalidade, você pode precisar de plugins adicionais, aplicativos ou serviços de terceiros, muitos dos quais são pagos e custam aproximadamente U$30 por licença.

5. Configuração / Design / Desenvolvimento

Construir um site não é apenas adquirir as peças, elas também precisam ser montadas. Você pode fazer isso sozinho ou contratar alguém. Neste último caso, terá que pagar por isso. E se decidir fazer sozinho, terá que dedicar bastante tempo.

6. Manutenção de Site

Por fim, também é necessário manter o site funcionando. A manutenção contínua também faz parte do plano de custo do seu site.

Aqui estão alguns possíveis cenários onde um custo padrão será necessário para a criação do seu site. Os custos específicos de cada uma das etapas acima, veremos mais adiante, ainda neste artigo.

Quanto custa fazer um site profissional sozinho, com freelancer ou com agência

Agora, veja quanto você investiria para desenvolver um site de 3 formas diferentes: sozinho, contratando um freelancer ou contratando uma agência. Continue lendo!

Opção 1 – Faça tudo sozinho

Fazer sozinho obviamente é a opção mais em conta, pois você não irá colocar no custo as suas horas de trabalho/aprendizado.

Dessa forma,  seus custos iniciais seriam:

  • Registro de domínio – R$40,00 por ano
  • Servidor de hospedagem – uma média de R$180/ano para hospedagens compartilhadas e e R$800/ano para hospedagens VPS/Cloud
  • Tema de WordPress – R$240.

Ou seja, inicialmente investindo a partir de R$460 você conseguirá criar um site você mesmo.

Para essa opção dar certo, você precisará trocar seu dinheiro por tempo.

Terá que dedicar tempo para aprender a utilizar as ferramentas e entender como customizar da maneira adequada o seu site. 

“Mas eu não sei programar”, é possível que esteja pensando.  

Sem problemas!

Hoje em dia, há tecnologia suficiente para permitir a criação de um site sem codificação, como o Wix ou WordPress por exemplo. Sendo assim, é absolutamente possível criar um site sozinho, ou seja, sem a ajuda de ninguém.  

No entanto, fazer tudo sozinho exigirá muito tempo e trabalho. Além disso, também você terá que aprender várias coisas, não terá um suporte adequado, a qualidade não vai ficar profissional, entre outros problemas. Sendo assim, é importante rever essa opção antes de qualquer coisa.

Vantagens de fazer site sozinho

  • Custo mínimo
  • Só depende de você
  • Maior liberdade e autonomia para fazer do seu jeito

Desvantagens de fazer site sozinho

  • Curva de aprendizado grande
  • Não tem ninguém para prestar suporte à você
  • O site pode não ficar com uma aparência profissional
  • O site pode não estar de acordo com algumas boas práticas essenciais
  • Fazer escolhas erradas e perder muito tempo

Opção 2: Contratar um Freelancer

Essa opção é um custo intermediário. Intermediário pois, em geral, os freelancers por ter menos obrigações fiscais e encargos, conseguem fazer orçamentos de site mais enxutos e mais em conta do que uma agência por exemplo. O custo de um site feito por um freelancer vai depender basicamente da experiência desse profissional no mercado.

A média de valores pode ir de R$600 a R$5000 por site. Inclusive pode ser mais do que R$5000, pois, como dissemos, um dos itens que mais afeta na precificação de um site é o tamanho/complexidade do mesmo.

Nesse caso, o custo de um site depende de quem é este profissional freelancer, quanto custa a sua hora de trabalho e quanto tempo seu projeto leva para ser concluído. Um site padrão do WordPress, por exemplo, leva de 25 a 40 horas.  

O problema aqui é que o freelancer, muitas vezes, não possui a experiência que uma agência de criação de sites possui (como veremos abaixo), não tem a capacidade de desenvolver projetos avançados, ou seja, com melhores recursos, entre outras questões. Portanto, apesar de ser uma opção mais em conta, pode não ajudar você a atingir os resultados esperados.  

Vantagens de fazer o site com Freelancer

  • Preço intermediário
  • Menos burocracias
  • Irá fazer o trabalho por você

Desvantagens de fazer o site com Freelancer

  • Pode não ter muita experiência
  • Em geral não tem uma equipe ou uma estrutura para tocar o projeto melhor
  • Menos segurança na contratação – (há muitos casos de clientes que chegam aqui na UpSites com experiências bem traumáticos do tipo “o freelancer sumiu com meu dinheiro”)
  • Muitas vezes não consegue cumprir os prazos por ser sozinho

Opção 3: Trabalhar com uma agência

Nessa terceira opção podemos falar com propriedade! Aqui na UpSites, vendemos sites com investimento a partir de R$2.300 (pagamento único sem mensalidades)

Por sua vez, trabalhar com uma agência de criação de sites é outra história.

Com essa opção é possível interagir com várias partes responsáveis ​​por diferentes áreas (design, brandingdesenvolvimento webSEO, etc.). Isso é capaz de tornar o processo muito mais profissional e de alta qualidade.  

Quando você trabalha com uma agência você terá um time empenhado em fazer um site profissional em todos os aspectos. Desde cuidados simples como o tipo e tamanho de imagem que deve ser utilizado até o trabalho intenso de criação da identidade visual.

Se você está querendo investir no seu negócio, com certeza o melhor caminho é contratar uma agência focada em criação de sites.

É claro que aquela questão de quanto custa um site profissional pode ser bastante diferente aqui. No entanto, tudo deve ser encarado como um investimento.  

Nas agências, o valor por hora de trabalho pode estar entre R$ 100 e R$ 300 ou mais, vai depender do modelo de negócio de cada agência.  

Vantagens de fazer o site com uma agência

  • Expertise para fazer projetos mais complexos
  • Maior poder de criação, aparência profissional
  • Maior agilidade no desenvolvimento
  • Maior segurança na contratação
  • Suporte constante
  • Consultoria digital

Desvantagens de fazer o site com uma agência

  • O investimento costuma ser mais alto

Para ajudá-lo a decidir a melhor opção de contratação para a criação do seu site, na próxima seção deste artigo sobre o velho dilema de quanto custa um site profissional iremos destrinchar ainda mais os custos envolvidos no desenvolvimento de um site.  

Quanto custa um site profissional – Detalhamento dos custos

Domínio e Hospedagem

Domínio e hospedagem estão entre as necessidades básicas de um site. Por esse motivo, eles devem ser o primeiro aspecto a serem incluídos nos curtos. Embora existam muitos tipos de hospedagem, quando se trata de criar seu próprio site, há 3 opções principais: A Hospedagem Compartilhada, a Hospedagem VPS e a Hospedagem Dedicada.

Hospedagem Compartilhada

Este tipo de hospedagem pode ser um boa opção para começar. Entre outros tipos de planos de hospedagem, é o que a maioria das pessoas escolherá. É chamado hospedagem compartilhada porque seus dados (arquivos de sites, bancos de dados, e-mails etc.) são armazenados em um servidor que é compartilhados com outros clientes da empresa de hospedagem. É adequado para site com baixo volume de tráfego.

Para lhe dar uma analogia, a Hospedagem Compartilhada é como andar de ônibus. Você terá que dividir seu espaço no ônibus com outras dezenas de pessoas e sua velocidade para chegar no destino será menor. Pelo fato de ter um preço muito em conta, você acaba sacrificando a segurança, conforto e velocidade do seu site.

Custo médio: R$ 10/mês

DICA: Muitas empresas fazem promoções malucas e conseguem descer o preço para algo em torno de R$3,00 ou R$4,00 por mês. Um exemplo, é a Hostinger que costuma ter os melhores preços do mercado e para quem está começando é uma boa opção.

Hospedagem VPS

Quando analisamos a hospedagem compartilhada acima, um dos principais pontos a considerar é que você está compartilhando os principais recursos do servidor, como RAM e CPU. Sendo assim você tem um limite menor que não pode ser ultrapassado o que irá fazer com que seu site fique um pouco lento.

Você também terá uma limitação para configurar algumas coisas do seu servidor (memória do servidor, tamanho máximo de upload, versão do PHP), o que pode afetar sua performance ou mesmo causar alguma incompatibilidade em seu site.

Para a maioria das pessoas, isso não será um problema. Mas se você quiser hospedar um site / loja virtual / blog com mais acessos ou quiser executar uma configuração específica exigida pelo software do seu site, uma Hospedagem VPS definitivamente atenderá às suas necessidades melhor que a Hospedagem Compartilhada.

Com a Hospedagem VPS seus dados são armazenados na nuvem, em vários discos rígidos diferentes em vários servidores físicos. O resultado é que a velocidade do seu site aumenta, a probabilidade dele cair diminui drasticamente, e a capacidade de receber tráfego é muito maior.  

Uma boa analogia para a Hospedagem VPS seria com um táxi. Ela tem mais espaço, menos pessoas dividindo o espaço com você, e você terá maior velocidade e segurança.

Porém, você pode contratar uma VPS gerenciada ou configurar a sua própria VPS. Caso você não tenha conhecimento avançado em infra estrutura e TI, recomendo fortemente que você invista em uma VPS gerenciada. Não é difícil criar um servidor VPS sozinho, porém não tem suporte para te ajudar, o que significa que você pode ter problemas e não conseguir soluciona-los sozinho.

Custo médio de uma VPS: R$25/mês

Custo médio de uma VPS gerenciada: R$50/mês

Hospedagem Dedicada

Tal como acontece com a opção VPS, num servidor dedicado você está no controle total, mas desta vez você não compartilha o hardware com ninguém, nem mesmo na nuvem. É o máximo em termos de poder e controle porque você obtém todos os principais recursos do servidor atribuídos apenas ao seu site, como CPU, RAM e espaço em disco.

Voltando à nossa analogia, isso é como possuir sua própria Ferrari. Você pode usá-lo completamente, quando quiser e personalizá-lo da forma que bem entender. Você está 100% no controle e com máxima velocidade.

Se você não tiver um site ou loja virtual muito robusto essa opção não compensa, pois irá ter um investimento alto mensal e provavelmente não irá precisar disso tudo.

Custo médio: A partir de R$450/mês

Custos de domínio

Um servidor não é tudo que você precisa. Seu site também deve estar acessível. Portanto, é necessário ter um nome de domínio.

Muitas soluções hospedadas oferecem um subdomínio gratuito. No entanto, para qualquer tipo de finalidade profissional, você provavelmente desejará seu próprio nome de domínio personalizado. Exemplo: www.suamarca.wixsite.com.br

Os domínios que terminam em .com, .net, .org ou outros domínios padrão, podem custar cerca de R$40 por ano. Já alguns com terminações diferentes são mais caros, na faixa de R$150 / ano. Software / Plataforma  Um site não precisa apenas de casa e endereço, ele também precisa de uma base – a tecnologia que o executa. Alguns anos atrás, isso era simplesmente HTML, CSS e/ou PHP. Sendo assim, se você quisesse um site, precisava criar os arquivos e colocá-los no servidor.

Quanto custa um site profissional: Ferramentas e Tecnologias

Nos dias de hoje, temos outras formas de executar sites, ou seja, sistemas de gerenciamento de conteúdo (CMS) e construtores de sites.

Sistemas de gerenciamento de conteúdo (CMS)

No lado CMS, os mais comuns são o WordPress, Joomla e Drupal. O WordPress é o mais popular, de longe ( 53% do mercado, executando mais de 30% de todos os sites na Internet mundial).

Todos eles têm algo em comum: são pacotes de software de código aberto e, portanto, totalmente gratuitos para uso. Tenha em mente que ainda há alguns custos associados a eles.

Dependendo do tipo de site que precisa, você provavelmente necessitará de alguns complementos pagos, por exemplo, templates de sites profissionais ou plugins para funcionalidades adicionais. Esse é um dos motivos pelos quais a questão de quanto custa um site profissional varia tanto.  

Custo médio para aquisição de um bom template: R$ 240

Custo médio para compra de um bom plugin: R$ 120

Construtores de sites

Outra opção popular para construir seu próprio site é usar um construtor de sites. Esses construtores são soluções hospedadas que permitem que pessoas sem conhecimento técnico criem sites sem codificação.  

Os construtores de sites geralmente cobram mensalmente e oferecem planos diferentes com mais ou menos recursos. Em média, eles custam entre R$15 e R$60 por mês.

Como mencionado, eles também vêm com hospedagem, então você pode subtrair esse custo do total. Um dos exemplos mais famosos é o Wix e o Squarespace, que são plataformas tudo em um. Em geral não são usadas para sites profissionais, por terem algumas limitações principalmente relacionado a posicionamento do site no Google.

Embora quase todos os criadores de sites ofereçam planos gratuitos ou pelo menos testes gratuitos, para obter a mesma quantidade de recursos que um CMS como o WordPress, geralmente é preciso pagar mais por mês.

Custos de design e desenvolvimento

Depois de decidir em qual sistema executar seu site e onde hospedá-lo, é hora de juntar tudo. Para o design e desenvolvimento, o custo depende principalmente de quanto trabalho você pode fazer sozinho versus quanto pode pagar a outras pessoas ou empresas para fazê-lo.  

Esse é outro fator que influencia na questão de quanto custa um site profissional.  

Custo de manutenção

Uma vez que seu site esteja pronto e online, é necessário lidar com a manutenção. Mesmo que isso geralmente não chegue perto dos custos da primeira instalação, ainda é algo a ser considerado. O custo pode ser de forma pontual – pagar quando der problemas – ou pagar de forma mensal para alguém cuidar do seu site de maneira regular. 

Aqui na UpSites, vendemos um Plano de Cuidados com o Site, que já contempla tudo que você vai precisar:

  • Servidor de hospedagem
  • Contas de email
  • Atualização semanal do site
  • Segurança do site
  • Certificado digital de segurança
  • Backups diários
  • Suporte especializado
  • Vídeos de treinamento para gerenciar o site

Tudo isso junto cobramos R$159,90 por mês. Claro, não é o preço mais em conta do mercado, porém você terá a segurança e a comodidade de deixar o site nas mãos deu ma empresa séria e de qualidade.

Atualizações

O software está sempre evoluindo com novos recursos, melhorias de código, etc. Em plataformas de criação de sites, essa não é uma preocupação. Já com sistemas como o wordpress, é necessário sempre atualizá-lo.

Segurança

Uma vez que o site esteja online, é necessário mantê-lo seguro. Isso significa backups e outras medidas de segurança.

Certificado de segurança digital (SSL)

Sabe aquele cadeado verde que você vê em alguns sites ao lado da barra de endereço? Pois bem, esse é o certificado digital de segurança (SSL), que é um item para melhorar a segurança do seu site e também já é um pré-requisito exigido pelo Google. Você pode optar por usar um SSL grátis ou contratar um SSL pago em seu servidor de hospedagem, que terá um custo médio anual de R$500. 

Quanto custa um site profissional: Custos do Marketing

Quando seu site está online, você precisa também divulgar e prospectar, para que ele comece a fazer dinheiro. Isso traz tarefas adicionais e / ou custos adicionais:

Marketing de conteúdo

Se você quer vender seu site, criar um blog é uma das melhores maneiras de fazer isso. O WordPress é uma excelente opção para isso. Você pode criar artigos por conta própria ou contratar um redator.

SEO

Search engine optimization, também conhecido como SEO não é necessário apenas para lançar o site. Se o seu site está mudando muito (por exemplo, por causa de postagens semanais no blog), e você deseja ser encontrado no Google, também será necessário atualizar os conteúdos para um bom posicionamento no mecanismo de busca. E como não poderia ser diferente, isso também tem um custo.

Custo médio para a criação de conteúdo: R$50 por artigo

Custo médio para a otimização do conteúdo para SEO: A partir de R$700/mês

Conclusão 

Sendo assim, podemos concluir que para a maioria dos usuários que quer um site realmente profissional o WordPress é provavelmente a melhor solução.

Quanto custa um site profissional então?

A resposta certa para a questão de quanto custa um site profissional é que depende de muitos fatores!

Você pode somar os valores médios que apontamos ao longo deste artigo de chegar as suas conclusões. Tudo dependerá das suas preferências, necessidades e orçamento. Dependerá de quanto você está disposto a investir e o que irá terceirizar para uma agência de criação de sites.  

A menos que você tenha bastante tempo livre para dedicar a aprender tudo que é necessário para fazer sozinho, e mais, colocar tudo isso em prática, nosso conselho é optar por um site desenvolvido no WordPress por uma boa agência de criação de sites e hospedado num servidor VPS.

Delegar atividades e funções que você não domina é o comportamento mais empreendedor que pode ter. Com isso, você consegue focar com tranquilidade na gestão e no crescimento do seu negócio e deixa o desenvolvimento de site com quem entende. Se você parar para fazer um site profissional, caso não seja um web designer ou desenvolvedor web, provavelmente o resultado não será bom.

Além disso, o WordPress tem, de longe, o maior ecossistema de todas as opções. Consequentemente, existem soluções para quase tudo o que você precisar por lá. O WordPress também é incrivelmente flexível e não há praticamente nada que não seja possível fazer com ele.

Mais importante, tudo o que é construído com o WordPress é completamente seu. Você tem controle total sobre o que está acontecendo com seu site e possui todo o conteúdo. Além do mais, pode fazer o que quiser com o seu site, inclusive transferi-lo para outra empresa de hospedagem.

Portanto, agora que já sabe em média quanto custa um site profissional e que o WordPress pode ser sua melhor opção, por que não investir em um? Entre em contato conosco, e nós faremos questão de te mostrar quando seu site profissional irá custar 🙂

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Site responsivo: O que é e por que você precisa de um design responsivo

Atualmente, quase todos os novos clientes desejam criar site responsivo. É praticamente essencial, afinal existe um design para smartphone, outro para iPad, notebook, Kindle, etc. – e todas as resoluções de tela devem ser compatíveis com cada opção.

Nos próximos cinco anos, provavelmente, precisaremos projetar uma série de invenções adicionais. Quando todas essas alterações irão parar? Não vão, é claro! 

No campo de web designer, estamos chegando rapidamente ao ponto de não conseguirmos acompanhar as inúmeras novas resoluções e dispositivos. Para alguns sites, a criação de uma versão para cada tela de novo dispositivo no mercado seria impossível ou pelo menos impraticável. 

Com isso, devemos apenas sofrer as consequências de perder visitantes de um dispositivo para o benefício de obter visitantes de outro? Ou existe outra opção? 

Se você quer saber mais sobre design responsivo e a sua importância, continue a leitura! 

O que é design de site responsivo?

O design responsivo é um método que permite que o conteúdo do site e o design geral seja adaptado com base no dispositivo que o usuário utiliza para visualizá-lo. Em outras palavras, é fundamental que um site seja responsivo para que ele possa ser bem visualizado em qualquer tipo de dispositivo.

Por exemplo, se você está lendo este artigo em um celular, se você virar a tela agora, a página será ajustada ao novo tamanho. O mesmo acontece se você abrir em um tablet, ou qualquer outro dispositivo. 

Por mais que termos como fluido e flexível tenham sido utilizados a partir de 2004, o método de site responsivo foi introduzido em 2010, por Ethan Marcotte. Ele acreditava que os sites deveriam ser criados para se adaptar às coisas, em vez de serem estáticos. 

Com a publicação do seu artigo chamado “Responsive Web Design”, ele chamou a atenção de desenvolvedores em todo o mundo, que passaram a utilizar esse termo para o método de design responsivo. 

O conceito do design responsivo

Não devem existir inúmeras soluções personalizadas para cada nova categoria de usuários. Obviamente, não podemos usar sensores de movimento e robótica para fazer isso. Design responsivo requer uma maneira mais abstrata de pensar. 

No entanto, algumas ideias já estão sendo praticadas: layouts fluidos, consultas de mídia e scripts que podem formatar páginas da web. Mas, quando falamos em design responsivo, precisamos deixar claro que não se trata apenas de uma resolução de tela ajustável e imagens que se redimensionam de forma automática, mas sim de uma maneira totalmente nova de pensar sobre o design. 

Como funciona um site responsivo?

Um site responsivo é criado para se ajustar e redimensionar em diferentes tamanhos, também conhecido como pontos de interrupção. Esses pontos são larguras de navegadores que têm uma consulta de mídia CSS específica que altera o layout do navegador quando ele está em um intervalo específico.

Para simplificar, quando você altera a largura do seu navegador seja fazendo seu redimensionamento ou visualização em um dispositivo móvel, o código na parte de trás responde e muda o layout automaticamente. 

Por que o design responsivo é importante? 

Devido à sua flexibilidade, o design responsivo se tornou necessário quando se trata de qualquer site. Mas, por que isso é tão importante? Aqui estão alguns dos principais motivos: 

Experiência do usuário

O design responsivo garante que os sites ofereçam uma experiência perfeita, de alta qualidade para qualquer usuário da internet, independentemente do dispositivo que for utilizado. 

Isso se tornou extremamente importante nos dias atuais, afinal, se um site não atende as expectativas dos usuários, eles os deixam e procuram por outro. 

Foco no conteúdo

Para usuários móveis, o design responsivo garante que eles vejam o conteúdo e as informações mais importantes primeiro, em vez de apenas um pequeno fragmento devido às restrições de tamanho. 

É aprovado pelo Google

O design responsivo torna mais fácil para o Google atribuir propriedades de indexação à página, em vez de precisar indexar várias páginas separadas para dispositivos separados. 

Isso melhora sua classificação no mecanismo de pesquisa, é claro, porque o Google olha para sites que priorizam os dispositivos móveis. 

Economia de produtividade

No passado, os desenvolvedores tinham que criar sites completamente diferentes para desktops e dispositivos móveis. Agora, o design responsivo torna possível atualizar o conteúdo em um site em vez de muitas versões, muitas vezes economizando o tempo dos profissionais. 

Reduz a taxa de rejeição

Um site responsivo também é capaz de reduzir a quantidade de visitantes que acessam o site e saem sem fazer nenhuma interação. 

Isso está totalmente relacionado à experiência do usuário, já que se ele não gostar do site, as chances dele fechar a página e voltar para as pesquisas é muito alta. 

Vale dizer que é importante ter cuidado com essa taxa, pois com ela muito alta, o Google pode interpretar como um sinal de que seu site não oferece uma boa experiência para o usuário – além de não ter um conteúdo relevante. Ou seja, o seu site pode perder posições nos resultados de pesquisa. 

Aumenta as vendas

Com o aumento de acessos à internet através de dispositivos móveis, o número de compras online por meio dessa opção também segue em crescimento. Se um consumidor consegue iniciar seu processo de compra em um notebook e finalizá-lo em um smartphone, isso consegue fazer com que ocorram mais conversões de vendas. 

Velocidade de página aperfeiçoada

A velocidade de carregamento do site afeta diretamente a experiência do usuário e a classificação no mecanismo de pesquisa, como o Google, por exemplo. O design responsivo garante que as páginas carreguem com a mesma rapidez em todos os dispositivos, impactando a classificação e a experiência de forma positiva. 

Como saber se meu site é responsivo?

Agora que você já sabe o que é o design responsivo e qual a sua importância, como saber se o seu site é responsivo? 

Não se preocupe, você pode descobrir isso em poucos passos utilizando seu navegador. 

Imagem de www.webfx.com

  • Abra o Google Chrome
  • Vá para o seu site
  • Pressione Ctrl + Shift + I para abrir o Chrome DevTolls
  • Pressione Ctrl + Shift + M para alternar a barra de ferramentas do dispositivo
  • Visualize sua página como se fosse uma tela de celular, tablet ou desktop

Você também pode utilizar ferramentas que te ajudam a saber se o site é ou não responsivo, como a de teste de compatibilidade com dispositivos móveis do Google. Com ela, você poderá ver se as páginas do seu site são compatíveis com dispositivos móveis. 

Embora você possa conseguir a compatibilidade com dispositivos móveis com outros métodos de design, como o design adaptativo – que falaremos a seguir -, o design responsivo é o mais comum por causa de suas vantagens. 

Diferenças entre design responsivo e adaptável

Como falamos acima, existe uma outra forma de tornar um site compatível para telas de diferentes dispositivos – mesmo que o design responsivo seja a opção mais utilizada -, que é o design adaptativo. 

Ao projetar uma página adaptável, é necessário criar várias versões distintas para cada configuração de tela possível. Quando um usuário acessa um site, o tamanho de sua tela é detectado. Em seguida, a versão apropriada da página é carregada. 

Mas, afinal, qual as diferenças entre um design responsivo e um design adaptativo? Veja a seguir: 

Dificuldade

Por mais que possa parecer que criar diferentes versões do mesmo site, como no design adaptável, seja mais demorado, a realidade é que projetar uma única página com a capacidade de responder a qualquer configuração de tela também exige um pouco de planejamento. 

Classificar a dificuldade de design adaptativo e responsivo é um assunto que gera divisões de opiniões entre os web designers. Portanto, é importante ter claro que um site responsivo gera inúmeros benefícios, mas que sua criação também demanda tempo, em algumas vezes, até mais que um site adaptativo. 

Flexibilidade

Como seus próprios nomes sugerem, um site responsivo tem a capacidade de se adaptar a qualquer configuração de tela em que for exibido. Enquanto isso, o design adaptativo funcionará apenas no conjunto específico de plataformas para o qual foi projetado. 

Tempo de carregamento

Alguns estudos comprovaram que 47% dos consumidores esperam que uma página de site carregue em 2 segundos ou menos, e 40% abandonam um site que leva mais de 3 segundos para carregar. 

O tempo de carregamento é essencial, por isso é importante observar que uma página construída de acordo com os princípios de design responsivo terá um tempo de carregamento mais curto do que uma página adaptativa de tamanho semelhante.

Adaptativo x Responsivo

Então, qual é a melhor opção? Design adaptativo ou design responsivo? O método de design responsivo tem sido a técnica certa já faz algum tempo, devido a sua abordagem. Ele é uma ótima forma de “preparar o seu site para o futuro” contra quaisquer novos dispositivos que possam ser criados. 

Dito isso, o design adaptativo também tem suas vantagens. Se uma versão para desktop de um site não é adequada para dispositivos móveis, faz mais sentido usar uma abordagem adaptativa e simplesmente configurar o design existente para uma resolução diferente.

Esta parece ser uma opção muito melhor em comparação a descartar tudo e criar um site responsivo do zero. A decisão de escolha deve ser baseada nas necessidades de cada projeto e dos pontos fortes e fracos de ambas opções de design. 

Quais são as tendências do design responsivo? 

Agora que você já sabe quais são os fundamentos do design responsivo, é hora de explorar como ele se parece na prática. 

Projetar uma apresentação para ter uma boa aparência em telas de todas os formatos e tamanhos não é uma tarefa fácil, e a revolução do design responsivo levou o surgimento de algumas tendências de design interessantes e que se mostram versáteis e moldáveis para diferentes pontos de vista, ao mesmo tempo em que se mantêm alinhados com o responsivo. 

Algumas das tendências são:

  • Menu Hambúrguer: o menu hambúrguer se tornou um recurso padrão em aplicativos e sites móveis. Provando alguns debates nos círculos dos designers, esse menu tem enfrentado muitas críticas pela maneira menos ideal de apresentar seus recursos. 

Por outro lado, é uma solução compacta, testada e comprovada para telas estreitas, tornou-se quase universalmente reconhecível para os usuários e solidificou seu status como recurso aceito em design responsivo.

  • Menu vertical e alongado: dispositivos móveis com desafios horizontais também deram origem à popularidade de menus verticais mais estreitos e alongados.
  • Otimização e redimensionamento das fontes: algumas das fontes que antes dominavam a impressão não funcionam tão bem nos formatos de tela mais recentes. Isso está dando origem a estilos tipográficos novos e otimizados. Além disso, o redimensionamento de fontes é outro recurso popular do design responsivo. É uma técnica simples de uma perspectiva de codificação, mas visualmente atraente.
  • Responsividade em telas maiores: todo esse foco em dispositivos menores levanta a seguinte questão: o que o design responsivo está trazendo para a mesa no que diz respeito a telas maiores? A tendência do design em telas maiores não se esquece das telas super grandes de alta definição que estão tendo uma revolução própria, com telas 4K e até 8K se tornando cada vez mais populares.

    Isso gerou uma tendência de utilização de imagens grandes e de alta resolução para aproveitar ao máximo o potencial que esses formatos maiores possuem. Faz sentido, já que acessar a internet usando TVs de tela grande ou vários monitores de área de trabalho lado a lado não é incomum hoje em dia.

Como um site responsivo é construído? 

A ideia por trás do design responsivo é usar o mesmo código HTML, independentemente do dispositivo usado para acessar a página. Desta forma, a necessidade de criar sites separados é eliminada. 

Os mesmos elementos da página da web são reorganizados para se ajustarem ao ponto de vista, dependendo de seu tamanho. Veja as capturas de tela abaixo, mostrando a mesma página aberta em um desktop e em um dispositivo móvel.

Elementos do design responsivo

Diferentes elementos são utilizados para realizar essas mudanças dinâmicas dependentes da tela no layout do site. Abaixo estão alguns dos principais componentes do design responsivo.

– Técnicas CSS

As técnicas CSS implementadas para obter capacidade de resposta incluem consultas de mídia. Eles funcionam adicionando um blog de propriedades apenas se uma determinada condição for verdadeira. Geralmente, isso se refere à largura do navegador. 

A ideia por trás das grades fluidas está relacionada ao dimensionamento de todos os elementos da página da grade usando porcentagens em vez de unidades absolutas. Isso significa que a grade é dividida em colunas com larguras e alturas proporcionais entre si, permitindo sua reconfiguração flexível e fluida com base na largura do navegador, e tudo isso é feito usando o HTML. 

– Conteúdo

Assim como a própria grade precisa de fluidez para se adaptar e ser visível, independentemente do dispositivo, o conteúdo também deve ser fluido para atender aos requisitos do design responsivo.

Para conteúdo visual, isso é feito utilizando visuais flexíveis, ou melhor, imagens que são dimensionadas em porcentagens, assim como os elementos da grade. 

Além de garantir que as imagens sigam as mudanças na grade, é essencial fazer a curadoria de seu conteúdo. É aqui que entra a direção de arte. Simplesmente reduzir uma foto para que ela caiba em uma tela menor nem sempre é o caminho a seguir. 

Certificar-se de que o ponto focal da foto ainda é proeminente o suficiente, mesmo quando reduzido, às vezes envolve zoom e corte. Esse é um detalhe frequentemente esquecido que pode melhorar significativamente a experiência geral de um site responsivo. 

Design responsivo no mundo real

Como o design responsivo afeta os usuários da internet no mundo real? Considere um ato com o qual todos estamos familiarizados: compras online. 

O usuário pode começar sua pesquisa de produtos em seu desktop durante a hora do almoço. Depois de encontrar um produto que considera comprar, ele o adiciona ao carrinho e volta ao trabalho. 

A maioria dos usuários prefere ler as avaliações antes de fazer uma compra. Assim, o usuário volta a visitar o site, desta vez em um tablet em casa, para ler as avaliações do produto. Em seguida, ele poderá abandonar o site novamente para continuar a compra mais tarde. 

Antes de apagar a luz naquela noite, ele pega seu dispositivo móvel e visita o site novamente. Desta vez, ele está pronto para finalizar a compra. 

Isso significa que design responsivo garante que o usuário possa pesquisar produtos em um desktop, ler avaliações em um tablet e fazer a compra final pelo seu celular. 

Outros cenários do mundo real

As compras online são apenas um cenário em que o design responsivo é crucial para a experiência online, mas existem como: 

  • Planejando viagens;
  • Procurando uma nova casa para comprar ou alugar;
  • Pesquisando ideias de férias em família;
  • Procurando receitas;
  • Acompanhando as notícias ou as redes sociais. 

Cada um desses cenários provavelmente abrangerá uma ampla gama de dispositivos ao longo do tempo. Isso reforça a importância de ter um design de site responsivo. 

Conclusão sobre site responsivo

De fato, estamos entrando em uma nova era do design e desenvolvimento web. Muitas opções estão disponíveis e haverá muitas outras no futuro para continuarmos ajustando e criando soluções personalizadas para cada tamanho de tela, dispositivo e tecnologia. 

Devemos começar uma nova era: criar sites prontos para o futuro. Entender como tornar um design responsivo ao usuário não requer muito aprendizado, e pode ser definitivamente muito menos estressante e produtivo do que aprender a projetar e codificar adequadamente para cada dispositivo disponível. 

Além de nos salvar da frustração, o design responsivo também é melhor para o usuário. Afinal, uma solução personalizada contribui para uma melhor experiência.

Um site pode ser adaptado tanto para alguém em um laptop ou dispositivo antigo quanto para a grande maioria das pessoas com os gadgets mais modernos do mercado.

Se você não tem nenhuma experiência em design e programação, pode ser que tenha ficado um pouco confuso com tantas informações. Por esse motivo, caso você precise de um site responsivo, é fundamental que você procure por um especialista que possa te ajudar. Dessa forma, você irá oferecer um site personalizado e ideal para os seus usuários. 

Fontes: www.truelist.co, www.lifewire.com e www.webfx.com. 

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